Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória
Resumen
Focaliza a infância na perspectiva de Walter Benjamin e a importância de sua obra para a compreensão do papel da subjetividade no pensamento infantil e na formação do educador. A partir do livro Infância em Berlim por volta de 1900 (Berliner Kindheit), são abordados os temas: cidade e memória, leitura e escrita e escrita e oralidade. Palavras-chave: infância; memória; leitura; escrita; oralidade. This article focuses on childhood in Walter Benjamin’s perspective and the importance of his work for understanding the role of subjectivity in children’s thinking and the training of educators. On the basis of his book Childhood in Berlin around 1900 (Berliner Kindheit) the following themes are dealt with: city and memory, reading and writing, and writing and orality. Keywords: childhood, memory, reading, writing and orality.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-06-2008
Cómo citar
D’ANGELO, M. Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la asignación de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de esta Revista siempre que se cite la fuente original.
Desde 2016, la Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos ha adoptado la licencia CC-BY.