Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação

  • Luciana Marques UFPE

Resumen

Apresenta os resultados de pesquisa, em um município pernambucano, que teve por objeto a política de democratização/descentralização da educação, analisada com base nos aportes da Teoria do Discurso. Tomando a gestão democrática como objeto do discurso dos formuladores da política educacional, analisa como ela se constitui, seus elementos e significados, a partir de entrevistas e observações. Entre os resultados, verifica-se que a concepção de democracia adotada no processo de formulação da política educacional pauta-se no alargamento dos direitos sociais, na busca da construção de um espaço público democrático e de uma escola pública plural, democrática e com qualidade social, indicando formas de poder compatíveis com os valores democráticos, a partir de uma regulação democraticamente partilhada.

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Publicado
01-05-2009
Cómo citar
MARQUES, L. Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educação. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 may 2009.
Sección
Estudios