Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima

  • Rodrigo Rosistolato UFRJ

Resumen

A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola foi convocada a desenvolver projetos de intervenção na socialização afetivo/sexual dos adolescentes. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as respostas oferecidas pelo Sistema Municipal de Educação do Rio de Janeiro a esta nova demanda social. A análise dos dados permite afirmar que os professores que coordenam projetos de orientação sexual no Sistema Municipal de Educação do Rio de Janeiro desenvolveram uma teoria para explicar a orientação sexual na escola. Eles acreditam que a simples distribuição de informações é ineficaz porque os adolescentes precisam aprender “no emocional” para que mudem seus comportamentos sexuais. O artigo analisa as premissas desta “teoria nativa” sobre a orientação sexual na escola.

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Publicado
01-05-2009
Cómo citar
ROSISTOLATO, R. Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 may 2009.
Sección
Estudios