Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico
Resumen
Analisa comparativamente alguns dados sobre a rede de ensino público do Estado, de um município de porte médio paulista, considerando o número de alunos matriculados, promovidos, retidos; número de abandonos, número de classes e média de alunos por classe, segundo os diferentes setores do sistema de ensino estadual situados no município e os diferentes níveis do ensino, tendo como fonte o Levantamento de Dados Escolares (LDE) relativos aos dois anos considerados. Os resultados, ou seja, os indicadores educacionais determinados, indicam alterações derivadas da implementação da "reorganização" e suscitam um conjunto de questões e hipóteses que merecem estudos adicionais voltados para uma melhor compreensão das conseqüências de alterações nas políticas educacionais. Palavras-chave: indicadores educacionais; avaliação de sistemas educacionais; corpo discente; políticas públicas. Abstract The present work describes a comparative analysis about the public state educational system in a municipalityof the state of São Paulo in different moments: before (1994) and after (1996) the "reorganization" of the school system. It was considered as data source the Levantamento de Dados Escolares (LDE) which contains information about the numbers of registered students and classes, average number of students per class, promotions, failure and dropouts considering the different school sectors and levels of teaching of the state educational system. The comparison of the two years data, or the educational indicators, showed differences concerning the introduction of the new educational politics and questions and hypothesis related to the better comprehension of the consequences of their implementation. Keywords: educational indicators; evaluation of educational systems; student body; public politics.Descargas
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Publicado
01-06-1999
Cómo citar
REALI, A. M.; CALVO, V. M. Política educacional: um estudo comparativo sobre os impactos de um novo modelo pedagógico. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 80, n. 195, 1 jun. 1999.
Número
Sección
Estudios
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