Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993
Resumen
A imagem das universidades públicas brasileiras ainda é descrita pelo adjetivo "elitista" por muitos formadores de opinião. Porém, a análise dos modelos de regressão múltipla logística, efetuada em dados da pesquisa sociocultural dos vestibulandos da UFRJ em 1993, revela fracos coeficientes em algumas variáveis independentes de origem socioeconômica e de consumo cultural. A análise dos dados não corrobora a idéia de uma seleção social "elitista" na referida instituição, quando controlamos a modelagem estatística analisada pela competitividade (relação candidato/vaga) dos cursos. Conclui-se que os porcentuais das características socioeconômicas e culturais dos aprovados do vestibular mostram um corpo discente com um perfil de classe média, e não de elevada origem social. Palavras-chave: desigualdades sociais; ensino superior; sociologia da educação. Abstract Brazilian public universities are described as elitist by many opinion formers. However, the data analysis of multiple regression logistic models in the social cultural questionnaire research applied on university applicants of The Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) – Brazil in 1993, shows weak coefficients in some independent variables of social origin that do not support an elitist image concerning entrance exam. Moreover, many coefficient variables of statistical modeling related to high social origin are not statistically significant when controlled by the competitiveness of each course (candidate vacancies relation). In short, the percentages of social economic and cultural features of approved students in the entrance exam show a student group of middle class profile, not of a upper class one. Key-words: inequality; higher learning; Sociology of Education.Descargas
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Publicado
01-01-1999
Cómo citar
FERREIRA, M. Seleção social e o ensino superior das desigualdades: os determinantes da aprovação no vestibular da UFRJ – 1993. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 80, n. 194, 1 ene. 1999.
Número
Sección
Estudios
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