Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências
Resumen
Apresenta uma visão geral das idéias de Jean Piaget, seguida da abordagem de alguns aspectos de sua obra relacionados com a construção do conhecimento através de estádios e dos fatores que os influenciam. Na seqüência, são apresentadas a definição e a diferenciação dos conceitos piagetianos de aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento, concluindo com a apresentação e a análise de alguns resultados de pesquisa em ensino de ciências e a abordagem da questão da evolução conceitual em ciências. Palavras-chave: epistemologia genética; ensino de ciências; formação de conceitos. Abstract Initially, this paper presents an overview approach on Jean Piaget's ideas, followed by a description of issues related to knowledge construction based on stages and related factors. Secondly, a discussion on definition and differentiation among the concepts of learning, development and knowledge in Piaget's work is presented. Finally, the presentation and analysis on some research results on science teaching, focusing on the conceptual changing in sciences. Key-words: genetic epistemology; science education; conceptual change.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-1999
Cómo citar
FERRACIOLI, L. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 80, n. 194, 1 ene. 1999.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.