Políticas públicas: formação de gestores governamentais em tempos de mudança
Resumen
Analisa a institucionalização de políticas públicas de formação de gestores governamentais. Para tal, foram utilizados os fatores da teoria de institution building, apresentados no modelo de Esman, acrescidos de outros fatores de natureza político-cultural e administrativa, peculiares ao aparato estatal brasileiro. Com base nesse marco teórico, adaptado às políticas públicas, foram trabalhados elementos básicos que possibilitam verificar as tendências e o processo de institucionalização das mesmas. Foram apresentadas algumas dificuldades para o processo de institucionalização dessas políticas, bem como recomendadas algumas propostas para que as mesmas adquiram sentido de função social, sejam aceitas pela sociedade, estabeleçam um sistema de relações a ser seguido e exerçam influência em seu contexto, isto é, institucionalizem-se. Palavras-Chave: políticas públicas, institucionalização, formação de gestores. Abstract The goal of this study is to analyse the institutionalizacion of the public policies for government administrators formation. To do so factors from institution building theory introduced in the Esman pattern were used, combined with other political, cultural and administrative factores peculiar to the brazilian state apparatus. Based on this theoretical foundation and adjusted to the public policies we dealt with the basic elements that make possible to verify the trends and their institutionalization process. Some difficulties were brought forward in the institutionalization process of these policies and some proposals were also recommended so that the policies start to have a social function , are accepted by the community, settle a relation system to be followed and influence its context, i.e., be institutionalized. Keywords: public policies, institutionalization, management training.Descargas
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Publicado
01-01-1998
Cómo citar
SOUZA, E. C. Políticas públicas: formação de gestores governamentais em tempos de mudança. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 79, n. 191, 1 ene. 1998.
Número
Sección
Estudios
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