SUMÁRIO

Editorial

Idéias e debates

  • LOURENÇO FILHO, Ensino e biblioteca
  • GERTRUDES DRISCOLL, A conduta da criança na escola e como observa-la
  • GIORGIO MORTARA, Alfabetização e instrução no Distrito Federal
  • ROBERTO MANGE, A preparação do fator humano para a indústria
  • NICANOR MIRANDA, A alimentação nos parques infantis de São Paulo
  • MURILO MENDES, A Universidade de São Paulo em 1944

Documentação

  • O Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos em sete anos de atividade
  • Faculdade Nacional de Arquitetura
  • O ensino primário no Estado de São Paulo

Vida educacional

  • A educação brasileira no mês de julho de 1945
  • informação do país
  • Informação do estrangeiro

BIBLIOGRAFIA: Donald Pierson, Teoria e Pesquisa em Sociologia; Juan José Gomes de Araujo, Aprendizaje y Educación, Problemas de la for-mación de la Juventud Moderna

ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Luis Amador Sánchez, Universidades centenárias da América. A educação e a definição de valores; Jubé Júnior, Revisão de atitudes no exame do panorama educativo brasileiro; F. Venâncio Filho, A revisão do livro didático e o espírito internacional; P. Sonnewend, A denominada educação dos sentidos; Alexandre Marchant, A imprensa universitária nos Estados Unidos; R. de M , O ensino das ciências sociais

Atos oficiais 

  • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Decreto-lei n.° 7.198, de 31-8-45 — Dispõe sobre a organização da Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil; Decreto-lei n.° 7.938, de 6-9-945 — Dispõe sobre a execução da lei orgânica do ensino comercial; Decreto n.° 19.513, de 25-8-945 — Dispõe sobre a forma de concessão do auxílio federal fará o ensino primário; Portaria n.° 418, do Presidente do D.A.S.P., de 12-9-945 — Cria, nos Cursos de Administração da D.A. do D.A.S.P., um curso de língua portuguêsa destinado a bolsistas estrangeiros
Published: 01-10-1945