Percepção dos coordenadores de curso de Nutrição sobre o Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE/2004

  • Semíramis Domene
  • Helena Maria Simonard-Loureiro
  • Lúcia Fátima Schwarzchild
  • Maria Margareth Naves
  • Rahilda Conceição Tuma
  • Rosa Wanda Garcia
  • Stela Herrman

Abstract

O trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos coordenadores de Cursos de Graduação em Nutrição sobre o Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE/2004, por meio de um questionário contendo onze questões, sendo dez objetivas e uma subjetiva, abrangendo os diversos contextos do exame. A avaliação foi positiva quanto ao questionário socioeconômico, seleção, qualidade e abrangência das questões dos componentes de formação geral e específica, e negativa, por induzir a uma classificação hierárquica dos cursos, ao invés de avaliar o desempenho dos estudantes. Estes resultados podem servir para o aprimoramento dos próximos exames, e contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos do Curso de Nutrição e melhoria do ensino superior na área. Palavras-chave: formação profissional; ensino superior; nutricionista; avaliação; desempenho acadêmico. Abstract The objective of this study was to analyze the perception of the coordinators of Graduation Courses in Nutrition about Brazilian National Examination of Student Performance – ENADE/2004 by using a questionnaire contained eleven questions, being ten objectives and a subjective one, enclosing the diverse contexts of the exam. The ENADE had positive evaluation to the purpose of the social and economic questionnaire; questions selection, quality and comprehensiveness of the questions of general and specific components. According to the coordinators perceptions, the negative aspect of the exam was the probably manner of inducing to a hierarchic classification of the courses, instead of evaluating the student’s performance. These analyses could be proposals for the next examinations, as well as to contribute for the improvement of the pedagogic projects of Nutrition Courses and to approaching the superior education in this area. Keywords: professional formation; superior education; nutritionist; evaluation; academic performance.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
16-04-2009
How to Cite
DOMENE, S.; SIMONARD-LOUREIRO, H. M.; SCHWARZCHILD, L. F.; NAVES, M. M.; TUMA, R. C.; GARCIA, R. W.; HERRMAN, S. Percepção dos coordenadores de curso de Nutrição sobre o Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE/2004. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 224, 16 Apr. 2009.
Section
Estudos