Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes
Abstract
Discute questões relativas às séries finais do ensino fundamental e trata de resultados de uma pesquisa colaborativa universidadeescola, visando fomentar o desenvolvimento profissional dos professores. A pesquisa foi realizada em escola pública do interior do Estado de São Paulo. Visando refletir sobre as contradições e os dilemas presentes no dia a dia dos professores, procurou-se analisar com os docentes, ao longo dos períodos letivos, alternativas pedagógicas viáveis em seu contexto de trabalho. Situações foram levantadas e analisadas, e o trabalho mostrou a importância de se considerar e, ao mesmo tempo, analisar colaborativamente a sabedoria docente com os professores e problematizá-la, incluindo contribuições teóricas e de pesquisa. Estes são passos imprescindíveis para enfrentar os dilemas profissionais docentes e transformar práticas. Fundamental é repensar em processo, repensar em contexto.Downloads
Download data is not yet available.
Published
31-08-2011
How to Cite
DIAS-DA-SILVA, M. H. Reinterpretando conceitos cristalizados com os professores: um degrau prévio para enfrentar os dilemas profissionais docentes. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 92, n. 231, 31 Aug. 2011.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.