Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010
Abstract
Tendo como referência 22 artigos que tratam do tema avaliação educacional, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2010, destaca as características dessas produções e identifica focos privilegiados pelos autores no tratamento do tema. Evidencia a diversidade de abordagens, objeto dos artigos, no entanto, constata recorrência das que dizem respeito às iniciativas de avaliação do governo federal direcionadas à educação básica ou ao ensino superior, sendo parte dessa produção de autoria de profissionais que ocupavam, à época de sua publicação, funções na estrutura organizacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou atuavam como assessores na referida instituição. Ao realçar contribuições propiciadas pela Revista para estudo do tema avaliação educacional, o texto alerta para a oportunidade de o periódico vir a induzir a divulgação de artigos que abarquem diferentes referenciais analíticos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
22-08-2012
How to Cite
SOUSA, S. Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 234, 22 Aug. 2012.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.