Anísio Teixeira e a Psicologia: o valor da mensuração

  • Karen Bortoloti Universidade Estadual Paulista
  • Marcus da Cunha Universidade de São Paulo

Abstract

Analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos anos 1920 e 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da mensuração para a renovação educacional no Brasil. Considerando que o pensamento e as práticas de Teixeira devem ser compreendidos no contexto em que se desenvolveram, apresenta um histórico da inserção dos saberes psicológicos na educação, com especial atenção para a adesão do movimento escolanovista à Psicometria. Conclui que, ao defender o uso da mensuração, Teixeira se manteve fiel à meta da Escola Nova que exigia diagnosticar cientificamente o universo escolar, o que se fazia necessário para responder à crescente demanda por escolarização e às deficiências das instituições de ensino brasileiras.

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Published
18-04-2013
How to Cite
BORTOLOTI, K.; DA CUNHA, M. Anísio Teixeira e a Psicologia: o valor da mensuração. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 236, 18 Apr. 2013.
Section
Estudos