Sujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica
Abstract
Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.Downloads
Download data is not yet available.
Published
25-10-2014
How to Cite
MAGALHÃES, T.; CYRANKA, L. Sujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 95, n. 241, 25 Oct. 2014.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.