Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica
Abstract
Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.Downloads
Download data is not yet available.
Published
14-04-2016
How to Cite
MACHADO, M. DO S.; NEVES-JÚNIOR, B. Letramento acadêmico em um curso de Geografia: uma perspectiva etnográfica. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 97, n. 245, 14 Apr. 2016.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.