Trajetória escolar de estudantes das classes populares e acesso ao ensino superior

  • Regina Lúcia Dias Universidade Federal Fluminense

Abstract

O artigo objetiva descrever e analisar as trajetórias escolares de estudantes das classes populares. Visa também compreender a importância da vivência desses sujeitos em um curso pré-universitário popular para o acesso ao ensino superior. A pesquisa realizada utilizou uma abordagem biográfica e foram reconstituídas e analisadas as trajetórias escolares e pessoais de dois indivíduos egressos do Curso Pré-Universitário Popular Práxis, pré-vestibular popular situado em Niterói, que obtiveram êxito em exames vestibulares e ingressaram no ensino superior. A análise das entrevistas feitas com os participantes da pesquisa mostrou que os itinerários escolares desses sujeitos foram extremamente acidentados e que houve uma mobilização intensa por parte deles e de seus familiares para prosseguirem em seus estudos. O Pré-Universitário Popular Práxis e outros pré-vestibulares frequentados pelos participantes mostraram-se fundamentais para que eles tivessem acesso ao ensino superior, pois os ajudaram a preencher lacunas em seus conhecimentos disciplinares e adquirir informações relevantes para alcançarem esse nível de ensino. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
27-04-2017
How to Cite
DIAS, R. L. Trajetória escolar de estudantes das classes populares e acesso ao ensino superior. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 248, 27 Apr. 2017.
Section
Relatos de Experiência