A religiosidade na prática docente

  • Gabriela Valente Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Abstract

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a presença da religiosidade na escola pública. Em um estudo de inspiração etnográfica, acompanharam-se duas salas de ensino fundamental I em um município de São Paulo, e foi possível observar que, diferentemente do que se imaginava, a religião não está presente na escola de maneira explícita, mas de forma oculta e difusa, como uma forte influência na prática docente das professoras e ferindo o princípio de laicidade do Estado. O texto se inicia com uma breve exposição dos pressupostos teóricos na área da sociologia da educação, segue com a exposição da prática docente de duas professoras e se consolida com a análise das formas de religiosidade presentes na instituição escolar. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
27-04-2017
How to Cite
VALENTE, G. A religiosidade na prática docente. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 248, 27 Apr. 2017.
Section
Estudos