Multiplicidades de resoluções de alunos do ensino médio em problemas abertos de matemática

  • Jader Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Ricardo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Regina Luzia de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Investigam-se maneiras de lidar de alunos da educação básica com problemas abertos de matemática. Para isso, seis problemas abertos de matemática foram aplicados em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental e duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa, analisou-se a multiplicidade das resoluções dos alunos e evidenciaram-se suas singularidades. A análise mostrou uma variedade de estratégias apresentadas pelos alunos ao resolverem os problemas. Essas estratégias são muito singulares, elaboradas por modos idiossincráticos de os alunos lerem o enunciado do problema, implementarem uma maneira de lidar com ele e construírem um processo de resolução. Diante dessas singularidades, foi identificada uma multiplicidade de resoluções, diversos e diferentes modos de resolução dos problemas. Ao resolverem problemas abertos, a atividade matemática dos alunos se dá por meio de processos que são, muitas vezes, pouco observados pelos professores. Nessa direção, a análise da produção escrita mostra-se como possibilidade de olhar para as maneiras de lidar dos alunos, de modo a não caracterizá-los pela falta, pontuando o que não foi feito ou aquilo que deveria ter sido feito. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
27-04-2017
How to Cite
DALTO, J.; DOS SANTOS, J. R.; DE BURIASCO, R. L. Multiplicidades de resoluções de alunos do ensino médio em problemas abertos de matemática. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 248, 27 Apr. 2017.
Section
Estudos