O que é "desenvolver o raciocínio lógico"? Considerações a partir do livro Alice no País das Maravilhas
Abstract
Este artigo inédito estabelece relações entre temas das áreas de filosofia da lógica e Educação Matemática, com o propósito de promover reflexões pedagógicas sobre um dos objetivos do ensino da matemática em todos os níveis: “desenvolver o raciocínio lógico” dos estudantes. O propósito é percorrer, por meio de cenas da história de Alice no País das Maravilhas, alguns modos de pensar, entre os quais está o pensamento lógico. Esta obra de Lewis Carroll possui uma grande riqueza tanto de apelos lógicos, através dos quais explicitamos princípios e regras da lógica clássica, como também de coisas sem lógica e fantásticas, que evidenciam aqui a importância da criatividade e da fantasia no desenvolvimento integral da criança.Downloads
Download data is not yet available.
Published
17-12-2010
How to Cite
VILELA, D.; DORTA, D.; -. O que é "desenvolver o raciocínio lógico"? Considerações a partir do livro Alice no País das Maravilhas. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 229, 17 Dec. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.