A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira
Abstract
Este trabalho foi escrito a partir da experiência pessoal de um dos autores e constitui uma breve reflexão acerca do papel das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em cenários comuns à escola pública das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Motivou-nos à realização do mesmo a percepção de que as TIC’s têm recebido considerável atenção dos educadores e muitos são os trabalhos voltados para o seu emprego educacional nos últimos anos, sendo, contudo, uma limitada parcela destes realizada com o fim de se refletir criticamente o seu emprego na educação escolar, conforme evidenciou-nos a nossa revisão bibliográfica da área. Assim, expomos e discutimos exemplos nítidos de declarações em nossa opinião irrefletidas sobre a utilidade das TIC’s no ensino de ciências e, em seguida, sugerimos, sem pretensão de apresentar um recurso substitutivo, o desenvolvimento de atividades que envolvam a argumentação em salas de aula como uma alternativa ao uso das TIC’s.Downloads
Download data is not yet available.
Published
17-12-2010
How to Cite
DIAS, A.; DA SILVA, A. P. A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 229, 17 Dec. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.