A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
O objetivo do trabalho foi compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos; tipo de participação das famílias; e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.Downloads
Download data is not yet available.
Published
17-12-2010
How to Cite
VARANI, A.; SILVA, D. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 229, 17 Dec. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.