Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores

  • Paloma Albuquerque Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Almeida Universidade Federal de São Carlos

Abstract

Professores da educação especial costumam enfrentar dificuldades em sala de aula com a questão da sexualidade. O objetivo deste estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (curso) para 21 professores de jovens com deficiência intelectual de uma escola especial em uma cidade do interior de São Paulo. O curso durou dois meses e teve caráter teórico e prático, com discussões, dinâmicas de grupo, atividades de role-playing e de resolução de problemas, filmes e também uma atividade prática em sala de aula. Por meio de uma avaliação sobre o curso e de entrevistas, perceberam-se algumas mudanças na forma de os professores interagirem com os alunos quando o tema era a sexualidade, além de reflexões sobre a questão e revisão de sua postura como educadores sexuais.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
08-10-2010
How to Cite
ALBUQUERQUE, P.; ALMEIDA, M. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 228, 8 Oct. 2010.
Section
Estudos