Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?
Abstract
Nos últimos anos, verifica-se no Brasil a ampliação dos setores da sociedade que participam dos debates sobre educação. Uma das vozes que ganha cada vez mais força é a dos economistas que, de algum modo, estão orientados pelas teorias do capital humano. Este artigo procura debater algumas posições-chave assumidas por esse grupo de economistas, em particular as que foram apresentadas no livro Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Esse debate é proposto a partir de três temas: os mecanismos institucionais de gestão, o lugar da escola e da família e, ainda, a educação no contexto da vulnerabilidade social. Por fim, o artigo procura apontar algumas premissas para que nosso sistema educacional possa ter ganhos de qualidade com equidade, sobretudo nos territórios urbanos em situação de alta vulnerabilidade social.Downloads
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Published
08-10-2010
How to Cite
SETÚBAL, M. A. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 228, 8 Oct. 2010.
Issue
Section
Estudos
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