Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da América
Abstract
Este artigo é fruto de pesquisa que buscou caracterizar sistemas de avaliação em larga escala desenvolvidos em países da América. Tendo como referência informações obtidas de diversas fontes, analisa tendências de uso dos resultados das avaliações de sistemas educacionais, a partir de seus objetivos declarados. Busca retomar os objetivos das primeiras experiências no campo de avaliação educacional, desde o século 19, e levantar os objetivos anunciados em sistemas atuais, consolidados a partir dos anos de 1990. Como conclusão, destaca a propensão da utilização das avaliações no âmbito de gerenciamento dos sistemas educacionais e prestação de contas. Finalmente, chama a atenção do leitor para algumas críticas que vêm sendo feitas a esses sistemas e seus objetivos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
08-10-2010
How to Cite
BAUER, A. Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da América. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 228, 8 Oct. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.