Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas

  • Rodrigo Diogo Universidade Federal de São Carlos
  • Shirley Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

Este artigo apresenta uma retrospectiva não-exaustiva e sintética da legislação educacional e do ensino de Ciências Naturais, em particular o ensino de Física, no período que vai da instauração da primeira escola, em 1549, até o final da Era Vargas (1964). Além de realizar esta retrospectiva o trabalho também objetiva verificar de que forma as influências externas, isto é, os condicionantes políticos, econômicos e sociais influenciaram este ensino. Os resultados revelam que o ensino de Ciências Naturais, em particular o de Física, sofreu forte influência destes fatores externos, principalmente dos exames vestibulares, além de não ter recebido uma atenção especial do Estado. Verificou-se, também, que diversos problemas enfrentados hoje já se encontravam presentes durante as várias fases do período analisado: ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização, número insuficiente de aulas e excessiva dependência dos manuais didáticos. Palavras chaves: educação, ensino de Física, reformas educacionais. This article shows an retrospective non-exhaustive and synthetic of educational legislation and Natural Science teaching, in particular Physics teaching, in the period from the institution of the first school, in 1549, to the end of Vargas' Age (1964). Further of doing this retrospective, the article also objectives verify in what way the external influences - the political, economic and social conditionals had influenced this teaching. The results show that Natural Science teaching, and in particular Physics teaching, suffered strong influences from these external factors, especially from "vestibular" exams, and didn't receive special attention from government. It was also verified that a lot of nowadays problems had already been verified during the several phases of the period analysed: expository teaching, general, superficial and based on memorization, insufficient number of lessons and excessive dependence on didactic manuals. Keywords: education, teaching of physics, educational reforms.

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Published
30-10-2008
How to Cite
DIOGO, R.; GOBARA, S. Educação e ensino de Ciências Naturais – Física no Brasil: Do Brasil Colônia à Era Vargas. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 222, 30 Oct. 2008.
Section
Estudos