Reforma agrária e educação
Abstract
Com a implementação de uma agricultura familiar sustentável, envolvendo efetivamente crianças, jovens e adultos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está desenvolvendo nos seus assentamentos um modelo de produção cooperativo e agroecológico fortemente baseado na educação. Neste trabalho, fundamentado em pesquisa exploratória acerca da educação oferecida nos assentamentos do MST, discutem-se os riscos virtuais dessa educação ambiental, especialmente para os sem-terrinha. Em primeiro lugar, devido à complexidade científica das questões ecológicas, é bastante plausível que elas sejam encaminhadas de modo autoritário, solapando assim a vocação libertária da pedagogia do MST. Segundo, algumas dessas propostas não resolvem imediatamente o problema da produção, prejudicando a própria crença dos sem-terra no ambientalismo.Downloads
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Published
30-10-2008
How to Cite
KULESZA, W. Reforma agrária e educação. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 222, 30 Oct. 2008.
Issue
Section
Estudos
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