Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar?
Abstract
O estudo focaliza a educação infantil no Brasil e no Japão para verificar se prevalece o ensino ou o brincar. Investiga também as razões da diminuição do número de crianças nas escolas infantis em 2006. A apropriação da pedagogia froebeliana é o ponto comum nos primeiros jardins de infância: o Japão adota as brincadeiras livres para desenvolver a cultura lúdica, e o Brasil, as atividades dirigidas com o uso de jogos pedagógicos. A diminuição do número de crianças nas escolas infantis, no ano de 2006, tem causas distintas: no Japão é fruto do impacto do baixo nível demográfico, e no Brasil, da transferência das crianças de seis anos para o ensino fundamental.Downloads
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Published
01-05-2009
How to Cite
KISHIMOTO, T. Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar?. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 225, 1 May 2009.
Issue
Section
Estudos
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