Data Venia: Comentários sobre "Como Falar em Paradigmas da Educação ", de A.A. Rubim
Abstract
O doutor Rubim apóia-se em Tomás de Aquino para afirmar o que deveria ser compreendido como paradigma da Educação. Pode-se aceitar ou não o tomismo. Certamente o doutor Rubim tem todo o direito de assumir a posiço que assume. Pode, inclusive, sustentar que sua posição é a única verdadeira, e não se teria qualquer outro critério para confirmar a validade de suas proposições, a não ser o magister dixit. A impossibilidade de decidir qual aposição correta constitui o principal problema da investigação, não apenas em Educação mas em todas as ciências, humanas ou não. Esta é, aliás, a principal questão de interesse de Kuhn, e não se sabe se uma dada ciência é ou não "paradigmática ". Por outro lado, no que se refere à Educação, não seria preciso instituir uma "antropologia filosófica" que dê sentido único à noção de paradigma, como quer o doutor Rubim. O problema central das epistemologias, hoje, está na determinação da possibilidade da indução, ou seja, se é possível construir modelos adequados ao real a partir de nossas experiências, como tem sido debatido no âmbito de todas as ciências contemporâneas. E o que procuramos mostrar nestes comentários.Downloads
Download data is not yet available.
Published
01-12-1993
How to Cite
MAZZOTTI, T. Data Venia: Comentários sobre "Como Falar em Paradigmas da Educação ", de A.A. Rubim. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 74, n. 178, 1 Dec. 1993.
Issue
Section
Questão em debate
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.