SUMÁRIO
Editorial
Idéias e debates
- MURILO BRAGA, Validade e fidedignidade nos testes coletivos de inteligência
- RUI CARRINGTON DA COSTA, Quociente de intelit fanle pessoal de Heinis?
- LÚCIA MARQUES PINHEIRO, A homogeneização de classes na escola primária
- GUY M. WILSON e FAY BURGESS, O quebra-cabeça capacidade
- HELENA ANTIPOFF, Teste da redação
- JOSÉ PLATA, A capacidade dos cegos para a síntese imaginativa espacial
- WARREN G. FINDLAY, Medida do crescimento psico-educacional (LINIRA MIRANDA DE MENESES, Psico-diagnóstico miocinético)
Documentação
- Os testes do exército norte-americano, em 1918
Vida educacional
- A educação brasileira no mês de junho de 1948
- A educação brasileira no mes de julho de 1948
- A educação brasileira no mes de agosto de 1948
- A educação brasileira no mês de setembro de 1948
- Informação do país
- Informação do estrangeiro
ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: Nair Durão Barbosa, Medidas de aproveitamento; J. Roberto Moreira, Conceito e possibilidade de medida da personalidade; Everardo Backheuser, Os lestes em geral e no ensino religioso; Norman Locke, Notas sôbre a redação dos itens do teste de múltipla escolha; Luis Macedo, Teste menial de Ballard: uma experiência realizada
Atos oficiais
- ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Regimento da Faculdade Nacional de odontologia da Universidade do Brasil; Convênio Cultural entre o Brasil e a Grã-Bretanha; Portaria n.° 67, de 31 de maio de 1948 — Estabelece o critério de adaptação de alunos do curso ginasial ao comercial básico; Portaria n.° 353, de 24 de setembro de 1948 — Autoriza a concessão de transferência a alunos do curso secundário
Publicado:
01-12-1948