Gestão escolar e inclusão dos estudantes público da educação especial nas escolas comuns

Palavras-chave: educação especial; gestão democrática; inclusão; produção social da deficiência

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender questões relacionadas às práticas de gestão escolar mediante a inclusão dos(as) estudantes público da educação especial na escola comum. Vincula-se a uma pesquisa mais ampla realizada por meio de pressupostos qualitativos e de estudo de caso, em uma escola da rede municipal de Vila Velha-ES como lócus de investigação, envolvendo a equipe gestora, composta por um pedagogo, uma coordenadora e a diretora escolar, em momentos de entrevistas semiestruturadas. Fundamenta-se nas teorizações de Vitor Henrique Paro e nos pressupostos da matriz histórico-cultural. Como resultado, verifica elementos a serem considerados pelas equipes gestoras para escolarização dos(as) discentes mencionados(as) nas escolas comuns, quais sejam: a leitura social sobre o conceito de deficiência; o sentido atribuído aos diagnósticos; os modos como as escolas se organizam; e a articulação entre o ensino comum e o especial. Esses elementos implicam o direito social à educação, desvelando a necessidade de práticas de gestão em uma perspectiva democrática e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Tavares de Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Vanessa Auer Braga, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Vitória, Espírito Santo, Brasil.    
Publicado
22-11-2024
Como Citar
TAVARES DE MEDEIROS, R.; CAETANO MAFEZONI, A.; BRAGA VIEIRA, A.; AUER BRAGA, V. Gestão escolar e inclusão dos estudantes público da educação especial nas escolas comuns. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e6017, 22 nov. 2024.
Seção
Estudos