Accesibilidad, inclusión y reinvención de la escuela

  • Serge Ebersold Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França)
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumen

Esta es una entrevista con un profesor francés, titular de la cátedra de Accesibilidad en el Conservatorio Nacional de Artes y Oficios (CNAM), de París (Francia), donde es jefe del departamento de investigación y miembro de las Sociétés, Acteurs, Gouvernement Research. Unidad en Europa de la Universidad de Estrasburgo. Trabaja con la OCDE, Comisión Europea y Agencia Europea y su agenda de investigación es: Educación Especial, Inclusión Escolar, Accesibilidad, Financiación, Evaluación de la Calidad de la Educación y Vida Postescolar, siendo estos los temas tratados en la entrevista.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Serge Ebersold, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França)

Serge Ebersold, doutor em Sociologia pela Universidade de Strasbourg (França), é professor titular da Cátedra Acessibilidade e chefe do departamento de pesquisa no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França). Também é membro da Unidade de Pesquisa Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe (SAGE), na Universidade de Strasbourg. Atua com a OCDE, a Comissão Europeia e a Agência Europeia e tem como pauta de pesquisas: educação especial, inclusão escolar, acessibilidade, financiamento, avaliação da qualidade da educação e vida pós-escola.

Enicéia Gonçalves Mendes , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Enicéia Gonçalves Mendes, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial e bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como pauta de pesquisas: educação especial, inclusão escolar, acessibilidade, política educacional e formação de educadores.

Citas

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1970] 2014.

BRUMAUD, F. La pauvreté comme handicap. [Fontaine]: Pug et Uga Éditions, 2022. (Collection Handicap, Vieillissement, Société).

DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1999.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). A OCDE e o Brasil: uma relação mutuamente benéfica. [S. d.]. Disponível em: <https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues>. Acesso em: 12 mar. 2023.

TEMPOS modernos (Título original: Modern times). Direção, produção: Charlie Chaplin. Intérpretes: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Stanley Sandford, Chester Conklin. Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh. Estreia: 5 de fevereiro de 1936. [Los Angeles]: United Artists, 1936. (87 min), semimudo, preto e branco.

Publicado
06-08-2024