Formación de profesores para una enseñanza religiosa reflexiva: perspectivas del BNCC y de las DNCs para los cursos de licenciatura en Ciencias Religiosas

  • Elisa Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Palabras clave: enseñanza religiosa reflexiva, formación del profesorado, política educativa

Resumen

La Base Nacional Común Curricular (BNCC) y las Directrices Curriculares Nacionales para las licenciaturas en Ciencias Religiosas (DCNs de CRE), documentos publicados en 2018, representan marcos normativos para la oferta de educación religiosa en una perspectiva laica, no proselitista y promotora del respeto a las diversidades étnico-culturales, religiosas y de género. Para contemplar la discusión sobre la formación para la enseñanza de las religiones en las escuelas, especialmente las públicas, este artículo pretende situar históricamente la enseñanza religiosa a partir de una tipología de las modalidades por las que se ha ofrecido este componente en Brasil, analizar la formación de los profesores a partir de las DCNs e indicar cómo el marco teórico y metodológico proporcionado por las Ciencias Religiosas subvenciona la propuesta de la nueva BNCC.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Elisa Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e coordenadora da Graduação em Ciência da Religião. É vice-líder do Grupo de Estudos Religião, Educação e Gênero (Reduge/UFJF).

Citas

ALVES, R. O que é religião? 4. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Lei nº 9.475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 jul. 1997. Seção 1, p. 15824.

BRASIL. Plano Nacional de Educação [2001]. Brasília, DF, 2001. Anexo da Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-anexo-pl.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 174, de 11 de outubro de 2016. Cria as Áreas de avaliação de Filosofia e de Teologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 out. 2016. Seção 1, p. 18.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Resolução nº 1, de 4 de abril de 2017. Redesignação do nome da área de Teologia como Ciências da Religião e Teologia. Boletim de Serviço, Brasília, DF, n. 1, abr. 2017. Edição Especial.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2010a. Seção 1, p. 824.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2010b. Seção 1, p. 34.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2017. Seção 1, p. 41-44.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Parecer nº 12, de 2 de outubro de 2018. [Fixa as] Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura em Ciências da Religião. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=99971-pcp012-18&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 2018b. Seção 1, p. 64-65.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria nº 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 2017. Seção 1, p. 146.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria n° 1.403, de 27 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2018. Seção 1, p. 131.

CARVALHO, J. J. Um espaço público encantado: pluralidade religiosa e modernidade no Brasil. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 1999. (Série Antropologia, 249).

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1997.

DAMATTA, R. O ofício de etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”. In: NUNES, E. O. (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Coleção Biblioteca de Ciências Sociais. Sociologia e Antropologia). p. 23-35.

FIGUEIREDO, A. P. O Ensino Religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1996. (Coleção Ensino Religioso Escolar. Série Fundamentos).

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2010.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

JUNQUEIRA, S. R. A. Ciência da Religião aplicada ao Ensino Religioso. In: PASSOS, J. D.; USARSKI, F. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus: Paulinas, 2013. p. 603-614.

JUNQUEIRA, S. R. A. Uma ciência como referência: uma conquista para o Ensino Religioso. Rever: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 10-25, jul./dez. 2015.

JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017.

PASSOS, J. D. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: SENA, L. (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 21-45.

PASSOS, J. D. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (Coleção Temas do Ensino Religioso. Pressupostos).

PASSOS, J. D. Epistemologia do Ensino Religioso: do ensino à ciência, da ciência ao ensino. Rever: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 2-44, jul./dez. 2015.

PASSOS, J. D.; MENEGHETTI, R. G. K. O Ensino Religioso como área de conhecimento: contribuições à discussão no Conselho Nacional de Educação: 2001. In: SENA, L. (Org.). Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006. p. 111-139.

PASSOS, J. D.; USARSKI, F. (Org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulus: Paulinas, 2013.

RODRIGUES, E. A formação do Estado secular brasileiro: notas sobre a relação entre religião, laicidade e esfera pública. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 29, p. 149-174, jan./mar. 2012.

RODRIGUES, E. Questões epistemológicas do Ensino Religioso: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Interações: Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, jul./dez. 2013. Dossiê Educação e Religião.

RODRIGUES, E. Ensino religioso e área de conhecimento. In: JUNQUEIRA, S. R. A.; BRANDENBURG, L. E.; KLEIN, R. (Org.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 117-130.

RODRIGUES, E. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 77-105, jan./abr. 2020.

RODRIGUES, E. Ensino Religioso: uma proposta reflexiva. Belo Horizonte: Editora Senso, 2021.

SANCHIS, P. O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: ORO, A. P.; STEIL, C. A. (Org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 103-115.

SOARES, A. M. L. Ciência da Religião, Ensino Religioso e formação docente. In: Rever: Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 3, p. 1-18, set. 2009.

SOARES, A. M. L. Religião e Educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010. (Coleção Temas do Ensino Religioso. Pressupostos).

WACH, J. El estudio comparado de las religiones. Buenos Aires: Paidós, 1967.

ZALUAR, A. Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas no catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

Publicado
21-09-2022
Sección
Puntos de vista - ¿Qué piensan otros especialistas?