Trajectory of the legal guidelines for the funding of basic education at the Constituent Assembly and the Brazilian Constitution of 1988

  • Nalú Farenzena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Keywords: basic education, education funding, education laws, public funding policies

Abstract

The analysis of the trajectory of the Federal Constitution’s normative content must consider the three guidelines of the public funding policy for Basic Education – funding priorities, fund policy in Basic Education and quality standards assurance and costs. The funding priorities guideline has the following branches: Education stage and federal responsibilities towards Education. The analysis of the funding of public education relates, firstly, to the policy formulated and, secondly, to the formulation process. The constitutional guidelines of the funding policy involve the proposition of the proceedings and of texts enacted that concern the Brazilian National Constitutional Assembly (1987-1988) and the legal documents Emendas Constitucionais nº 14/1996, nº 53/2006, nº 59/2009 and nº 108/2020. Results show that the involvement of the civil society committed to the actualization of the rights to education was and remains substantial for the advancements in this policy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professora titular. Atua como vice-presidenta da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e integra o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS.

References

AMARAL, N. C. Dois anos de desgoverno: os números da desconstrução. A Terra é Redonda [online], 8 abr. 2021. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/doisanos-de-desgoverno-os-numeros-da-desconstrucao/. Acesso em: 2 fev. 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO (Fineduca). Em defesa de novos recursos para a complementação da União ao Fundeb. São Paulo, abr. 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2020/04/20200409_Fineduca_Nota_MDE-e-Compl-Unia%CC%83o-Fundeb.pdf. Acesso em: 3 fev. 2022.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO (Fineduca). A política de educação infantil no Brasil: das garantias legais ao financiamento do atendimento público. São Paulo, jul. 2021. Disponível em: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/20210611_NT_Fineduca_EI.pdf. Acesso em: 3 fev. 2022.

BARRETO, E. S. S.; ARELARO, L. R. G. A municipalização do ensino de 1º grau: tese controvertida. Em Aberto, Brasília, DF, v. 5, n. 29, p. 1-13, jan./mar. 1986. Seção Enfoque.

BASTOS, P. P. Z. Ascenção e crise do governo Dilma Rousseff e o golpe de 2016: poder estrutural, contradição e ideologia. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 1-63, 2017. Número especial.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 set. 1996. Seção 1, p. 18109.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2006. Seção 1, p. 5.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Seção 1, p. 8.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 2016. Seção 1, p. 2.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 ago. 2020. Seção 1, p. 5.

BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição nº 15, de 7 de abril de 2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1198512. Acesso em: 3 fev. 2022.

BRASIL. Presidência da República (PR). Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF: Presidência da República, 1995.

CASTRO, J. A. Financiamento da educação no Brasil. Em Aberto, Brasília, DF, v. 18, n. 74, p. 11-32, dez. 2001. Seção Enfoque.

CASTRO, J. A. et al. A CF/88 e as políticas sociais brasileiras. In: CARDOSO JR., J. C. (Org.). A Constituição brasileira de 1988 revisitada: recuperação histórica e desafios atuais das políticas públicas nas áreas econômica e social. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2009. p. 55-122.

CASTRO, J. A.; RIBEIRO, J. A. C. As políticas sociais e a Constituição de 1988: conquistas e desafios. In: BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Políticas sociais: acompanhamento e análise: vinte anos da Constituição Federal. Brasília: Ipea, 2009. p. 17-73.

COUTO, C. G. A agenda constituinte e a difícil governabilidade. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 39, p. 33-52, 1997.

EM ABERTO. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 1981- . Todos os números disponíveis em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto. Acesso em: 2 fev. 2022.

FAGNANI, E. A política social do governo Lula (2003-2010): perspectiva histórica. SER Social, Brasília, DF, v. 13, n. 28, p. 41-80, jan./jun. 2011.

FARENZENA, N. A Emenda da obrigatoriedade: mudanças e permanências. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 197-210, jul./dez. 2010.

FARENZENA, N.; MACHADO, M. G. F. Fundeb e Fundef: trânsito entre duas políticas de financiamento da educação pública brasileira. In: GONÇALVES, R. P.; LIMA, O. G.; MOREIRA, E. V. (Org.). As políticas públicas educacionais: visões críticas na atualidade. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2010. p. 95-120.

Fineduca ver Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.

JACQUOT, S. Aproche séquentielle (stages approach). In: BOUSSAGUET, L.; JACQUOT, S.; RAVINET, P. Dictionnaire des politiques publiques. Paris: Sciences Po/Les Presses, 2006. p. 73-79.

MARTINS, P. S. O financiamento da educação básica por meio de fundos contábeis: estratégia política para a equidade, a autonomia e o regime de colaboração entre os entes federados. 2009. 337 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009.

MELCHIOR, J. C. A. O financiamento da educação no Brasil: algumas questões atuais. Em Aberto, Brasília, DF, v. 2, n. 14, p. 1-11, abr. 1983. Seção Enfoque.

MELCHIOR, J. C. A. Algumas políticas públicas e o financiamento da educação na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em Aberto, Brasília, DF, v. 8, n. 42, p. 1-18, abr./jun. 1989. Seção Enfoque.

MELLO, E. Implicações do financiamento da educação na gestão democrática do ensino público de primeiro grau. Em Aberto, Brasília, DF, v. 8, n. 42, p. 51-54, abr./jun. 1989. Seção Pontos de Vista.

MONLEVADE, J. A. C. Como financiar a educação em jornada integral? Em Aberto, Brasília, DF, v. 25, n. 88, p. 69-82, jul./dez. 2012. Seção Pontos de Vista.

MULLER, P. As políticas públicas. Niterói: Eduff, 2018.

MULLER, P.; SUREL, Y. Análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2002.

NOGUEIRA, M. A. As possibilidades da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

O’DONNELL, G. Análise do autoritarismo burocrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

PINTO, J. M. R. O Fundeb na perspectiva do custo aluno qualidade. Em Aberto, Brasília, DF, v. 28, n. 93, p. 101-117, jan./jun. 2015. Seção Pontos de Vista.

PINTO, J. M. R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 145, p. 846-869, out./dez. 2018.

ROSSI, P. et al. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-20, 2019.

SALLUM JUNIOR, B. Globalização e desenvolvimento: a estratégia brasileira nos anos 90. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 58, p. 131-156, nov. 2000.

SOUSA FILHO, N. A.; SILVA, M. D. L. Impasses do governo Dilma Rousseff: conflito coalizacional e manutenção da governabilidade (2014-2016). In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA POLÍTICA, 9., 2017, Montevidéu.

Anais... Montevidéu: Associação Latino-americana de Ciência Política, 2017.

THOENIG, J.-C. Politique publique. In: BOUSSAGUET, L.; JACQUOT, S.; RAVINET, P. Dictionnaire des politiques publiques. Paris: Sciences Po/Les Presses, 2006. p. 328-335.

VELLOSO, J. O financiamento da educação na transição democrática. Em Aberto, Brasília, DF, v. 4, n. 25, p. 29-38, 1985. Seção Pontos de Vista.

VELLOSO, J. Educação e Constituinte: quatro questões do financiamento do ensino. Em Aberto, Brasília, DF, v. 5, n. 30, p. 41-52, abr./jun. 1986. Seção Pontos de Vista.

VERAS, M. E. B. Financiamento da educação pelo município: juntando pedras da base legal. Em Aberto, Brasília, DF, v. 8, n. 42, p. 19-29, abr./jun. 1989. Seção Pontos de Vista.

Published
30-05-2022
Section
points of view - What do other experts think?