Múltiplos contextos que interpelam o componente curricular de Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental na BNCC
Abstract
Com o objetivo de contribuir para discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a implementação de um currículo nacional, tendo como foco o componente curricular Ciências da Natureza e a etapa de escolarização dos anos iniciais do ensino fundamental, abordam-se questões relacionadas à autonomia de professoras e professores em um processo de implementação de um currículo “nacional comum”. Inicialmente, busca-se identificar e caracterizar diferentes dimensões contextuais que interpelam a BNCC. Em seguida, consideram-se os aspectos que permeiam os contextos amplos dos anos iniciais do ensino fundamental e da pesquisa em educação em ciências. Finalmente, defende-se uma agenda de pesquisa sobre a BNCC que não esteja restrita à análise documental. Conclui-se que a autonomia das/os docentes em processos de implementação depende da definição de procedimentos e fóruns para garantir a participação de professoras e professores em processos de reformulação, adaptação e atualização de aspectos dos currículos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
18-06-2019
Issue
Section
points of view - What do other experts think?
These are the terms of this Copyright Notice:
- I declare that I permanently forfeit in favor of the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) all rights related to:
-
- editing, publication, reproduction, and distribution of the work;
- publication through digital and electronic media;
- translation of the work to any language;
- updating, re-printing, adaptation, and compression of the work;
- uploading of work in the publishing platform of INEP;
- divulging complete or parts of work through the World Wide Web (internet), whether in Brazil or foreign countries;
- authorization of third parties to execute any of the acts mentioned before.
- I explicitly declare that I am solely responsible for the opinions expressed in the work, and its publication does not violate the rights of third parties.
- I declare that the nature of said work is one of pro bono publico and, as such, I forfeit the right to any compensation regarding ownership rights granted.
- I authorize spelling and grammatical review of the manuscript, provided that the content and opinions therein remain unchanged.