Literatura infantil e temas difíceis: mediação e recepção

  • Lúcia Barros Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Fernando Azevedo

Abstract

Os temas difíceis, ou fraturantes, têm presença cada vez mais assídua na literatura para a infância publicada em Portugal. Essas temáticas integram as tendências contemporâneas, sobretudo, pela forma como são tratadas, pelos gêneros editorais a que vão dando corpo (entre os quais se destaca o álbum) e pela vontade (e necessidade) de que delas se aproxime o seu destinatário preferencial. As realidades sociais em que vivemos hoje tornam esses temas emergentes, requerendo que eles sejam tratados com a seriedade e a dignidade necessárias à sua compreensão e à consequente compreensão da realidade. Analisa-se um pequeno corpus literário de potencial recepção leitora infantil, sobre guerra, morte e bullying. Servindo o propósito do questionamento e da reflexão sobre assuntos dos quais o adulto tende a afastar a criança, são apresentadas sugestões de abordagem às obras em contexto familiar. O envolvimento de pais e crianças de 7-8 anos na exploração dos textos, a diversidade de abordagens e os produtos daí resultantes são reveladores do potencial que a atual literatura para a infância encerra, não apenas na missão de formar leitores de livros, mas, sobretudo, leitores do mundo e cidadãos felizes.

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Published
18-06-2019
Section
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