A ideia de seminário e o desejo de aprender: das primeiras iniciativas em Halle (1695) à intensidade experimental de Vincennes (1968)

  • Ana Paz Universidade de Lisboa
  • Jorge do Ó Universidade de Lisboa

Abstract

No processo de sua emergência histórica, a sequência das ideias e práticas de trabalho que ligaram a missão da universidade à investigação, e já não exclusivamente ao ensino, é apresentada. O conceito de seminário, originado em Halle no século 17, viria a identificar a Universidade de Berlim, em 1810, sendo depois irradiado a partir desse centro. A institucionalização do seminário esteve de facto1 na origem do desenvolvimento de formas de relação pedagógica experimentais e de processos de escrita inovadores nos domínios das humanidades e das ciências sociais, totalmente direcionados para as zonas de fronteira e para o amanhã da ciência. Uma genealogia desse gesto é traçada, detendo-se particularmente sobre o idealismo alemão do século 18 em torno da universidade alemã, e conclui com a experiência de Vincennes Paris-VIII, ligada aos autores do chamado pós-estruturalismo francês. Uma longa formação discursiva reativou a hipótese da criação e da invenção no interior do espaço universitário.

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Published
09-04-2018
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