Razão e sensibilidade na docência universitária
Abstract
Com este artigo pretende-se apresentar os resultados da pesquisa-formação realizada no ano de 2015 com 18 professores universitários da área das ciências da saúde na Universidade Federal da Bahia. Objetivou-se, com a pesquisa, descrever os saberes didático-pedagógicos e o saber sensível mobilizados pelos docentes, nos ateliers didáticos formativos inspirados na teoria raciovitalista de Michel Maffesoli (2005). E como objetivos específicos: a) Identificar os saberes didático-pedagógicos referidos pelos professores universitários em cursos na área de saúde; b) Evidenciar o espaço concedido ao saber sensível nas práticas dos professores, mediante análise de suas representações e participação nos ateliers didáticos; c) Evidenciar, descrever e explicar as relações entre saberes didático-pedagógicos, saber sensível e profissionalidade dos professores colaboradores. Utilizou-se como dispositivos para a coleta das informações, a produção de ateliers formativos, escritas autobiográficas e questionários. Como principais resultados, constatou-se: a) os professores, em geral, possuem uma visão intuitiva sobre os saberes pedagógicos; b) os professores apresentam abertura para uma prática pedagógica raciovitalista, demonstrando (inclusive em suas escritas) a importância de se trabalhar o ensino associado à pesquisa, incluindo componente lúdico em suas práticas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
29-12-2016
Section
points of view - What do other experts think?
These are the terms of this Copyright Notice:
- I declare that I permanently forfeit in favor of the National Institute of Educational Studies and Research (INEP) all rights related to:
-
- editing, publication, reproduction, and distribution of the work;
- publication through digital and electronic media;
- translation of the work to any language;
- updating, re-printing, adaptation, and compression of the work;
- uploading of work in the publishing platform of INEP;
- divulging complete or parts of work through the World Wide Web (internet), whether in Brazil or foreign countries;
- authorization of third parties to execute any of the acts mentioned before.
- I explicitly declare that I am solely responsible for the opinions expressed in the work, and its publication does not violate the rights of third parties.
- I declare that the nature of said work is one of pro bono publico and, as such, I forfeit the right to any compensation regarding ownership rights granted.
- I authorize spelling and grammatical review of the manuscript, provided that the content and opinions therein remain unchanged.