Acessibilização, inclusão e a reinvenção da escola

  • Serge Ebersold Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França)
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Trata-se de uma entrevista com um professor francês, titular da cátedra Acessibilidade no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França), onde é chefe do departamento de pesquisa e membro da Unidade de Pesquisa Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe, na Universidade de Estrasburgo. Ele atua junto a  OCDE, Comissão Europeia e Agência Europeia e tem como pauta de pesquisas: Educação Especial, Inclusão Escolar, Acessibilidade, Financiamento, Avaliação da Qualidade da Educação e Vida Pós-Escola, sendo esses os assuntos tratados na entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serge Ebersold, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França)

Serge Ebersold, doutor em Sociologia pela Universidade de Strasbourg (França), é professor titular da Cátedra Acessibilidade e chefe do departamento de pesquisa no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), em Paris (França). Também é membro da Unidade de Pesquisa Sociétés, Acteurs, Gouvernement en Europe (SAGE), na Universidade de Strasbourg. Atua com a OCDE, a Comissão Europeia e a Agência Europeia e tem como pauta de pesquisas: educação especial, inclusão escolar, acessibilidade, financiamento, avaliação da qualidade da educação e vida pós-escola.

Enicéia Gonçalves Mendes , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Enicéia Gonçalves Mendes, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial e bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como pauta de pesquisas: educação especial, inclusão escolar, acessibilidade, política educacional e formação de educadores.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, [1970] 2014.

BRUMAUD, F. La pauvreté comme handicap. [Fontaine]: Pug et Uga Éditions, 2022. (Collection Handicap, Vieillissement, Société).

DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1999.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). A OCDE e o Brasil: uma relação mutuamente benéfica. [S. d.]. Disponível em: <https://www.oecd.org/latin-america/paises/brasil-portugues>. Acesso em: 12 mar. 2023.

TEMPOS modernos (Título original: Modern times). Direção, produção: Charlie Chaplin. Intérpretes: Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Stanley Sandford, Chester Conklin. Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh. Estreia: 5 de fevereiro de 1936. [Los Angeles]: United Artists, 1936. (87 min), semimudo, preto e branco.

Publicado
06-08-2024