Visualização na ponta dos dedos: ampliação da acessibilidade aos participantes com deficiência visual e surdocegueira no Enem

  • Andréa Poletto Sonza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
  • Daner Silva Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande
Palavras-chave: acessibilidade; materiais grafotáteis; critérios de qualidade de itens; surdocegueira; tecnologia assistiva; Enem.

Resumo

Utilizando metodologia com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, bibliográfica, documental e exploratória, a pesquisa inicia pela avaliação da qualidade da descrição dos itens com imagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019 a 2022, trazendo possibilidades de melhoria para participantes com deficiência visual e com surdocegueira. As adaptações na prova ledor devem considerar se esses participantes, com o auxílio de materiais grafotáteis, responderiam o item com imagens em tempo similar aos participantes sem deficiência. A tecnologia assistiva é um recurso indicado para a confecção de materiais grafotáteis e, para avaliar a qualidade da acessibilidade das imagens, sugerem-se três critérios: Critério A (descrição insuficiente); Critério AA (descrição suficiente e tempo possivelmente insuficiente); e Critério AAA (descrição suficiente e tempo suficiente). Os resultados indicam que as adaptações realizadas nos itens com imagens carecem de ajustes, o que evidencia a necessidade de aprimoramento do método de acessibilidade utilizado. Conclui-se que melhorar a acessibilidade dos participantes com deficiência visual e surdocegueira eleva a qualidade do exame, por oferecer condições equânimes, respeitando o direito de todos, no sentido lato da palavra.

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Biografia do Autor

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Andréa Poletto Sonza, doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Daner Silva Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande

Daner Silva Martins, doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande.

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Publicado
05-08-2024
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?