Quatro décadas de políticas de educação básica e sua relação com a pobreza e a desigualdade social
Resumo
Pesquisa bibliográfica e documental sobre a relação entre as políticas de educação básica e a situação de pobreza e desigualdades sociais, apresentando dados dos períodos de 1980-2000 e 2001-2018, que são cotejados com as políticas para a educação básica, dando ênfase aos Planos Nacionais de Educação de 2001-2011 e 2014-2024. Explicita-se a articulação intersetorial entre políticas educacionais e de assistência social induzida pelo Programa Bolsa Família (PBF). Conclui-se que, na transição democrática, predominaram orientações gerais acompanhadas de soluções pontuais e ações esparsas para as consideradas minorias. Com a implementação do PBF, e dos programas/ações dele decorrentes, os estudantes empobrecidos tornaram-se visíveis para gestores e educadores, e estes assumem que a instituição escolar e a política de educação básica também são parte do problema. Os documentos normativos e os programas/ações estudados não tratam a pobreza e as desigualdades sociais como fenômenos inerentes à estrutura da ordem social do capital, portanto, insuperáveis nessa ordem; mas colocam a educação como saída para erradicar a pobreza.
Downloads
Referências
ALGEBAILE, E. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2006a. Seção 1, p. 7.
BRASIL. Decreto nº 9.465, de 2 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo – FCPE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jan. 2019. Edição 1-B, Seção 1 – Extra, p. 6.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 set. 1996a. Seção 1, p. 18109.
BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Seção 1, p. 8.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Seção 1, p. 13563.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996b. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 dez. 1996c. Seção 1, p. 28442.
BRASIL. Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 fev. 1998. Seção 1, p. 2.
BRASIL. Lei nº 9.732, de 11 de dezembro de 1998. Altera dispositivos das Leis nºs 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 dez. 1998. Seção 1, p. 4.
BRASIL. Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 mar. 1999. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 10.748, de 22 de outubro de 2003. Cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens – PNPE, acrescenta dispositivo à Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 out. 2003. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jan. 2004.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n° 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n°s 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jun. 2007. Seção 1, p. 7.
BRASIL. Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); altera as Leis nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e institui Plano de Custeio, nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 out. 2011. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); 7.560, de 19 de dezembro de 1986, 7.998, de 11 de janeiro de 1990, 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, os Decretos-Leis nos 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621, de 10 de janeiro de 1946, e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto- Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 jan. 2012. Seção 1, p. 3.
BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 mar. 2016. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 2020. Seção 1, Edição Extra – C, p. 1.
CUNHA, L. A. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: Ed. Universidade Federal Fluminense; Brasília: Flacso do Brasil, 1991.
DISTRITO FEDERAL. Lei nº 890, de 24 de julho de 1995. Cria o Programa de Poupança-escola e dá outras providências. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, 25 jul. 1995. P. 1, col. 2. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/48849/Lei_890_1995.html. Acesso em: 16 mar. 2022.
DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, set. 2010.
DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Brasília: Inep, 2016. (PNE em Movimento, 1). Disponível em: http://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/article/view/3754/3484. Acesso em: 8 dez. 2021.
GARCIA, A. V. A pobreza humana: concepções, causas e soluções. Florianópolis: Editoria em Debate, 2012. Disponível em: https://issuu.com/editoriaemdebate/docs/pobreza_humana. Acesso em: 8 dez. 2021
GARCIA, A. V.; HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, v. 33, n. esp. 2, p. 131-147, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe.2/0104-4060-er-02-00131.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
GARCIA, A. V.; HILLESHEIM, J.; KRÜGER, T. R. A Base Nacional Comum Curricular e a centralidade das competências individuais como estratégia para a superação das desigualdades sociais. In: QUADRADO, J. C. (Org.). Políticas públicas, desigualdades sociais e marcadores sociais da diferença. São Borja, RS: Unipampa, 2021. p. 66-89.
GARCIA, A. V.; YANNOULAS, S. C. Educação, pobreza e desigualdade social. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 21-41, maio/ago. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3198/2933. Acesso em: 8 dez. 2021.
GARCIA, A. V.; YANNOULAS, S. C. Educação, pobreza e desigualdade social: uma análise das produções bibliográficas da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. In: YANNOULAS, S. C. (Org.). Política social e desigualdades: a educação em destaque. Curitiba: Appris, 2020. p. 31-67.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2001. (Informação demográfica e socioeconômica; n. 5). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv7191.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais 2002. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. (Informação demográfica e socioeconômica; n. 11). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv1882.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. (Informação demográfica e socioeconômica; n. 29). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv62715.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. (Informação demográfica e socioeconômica; n. 43). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
LIMA, P. G. O planejamento da educação brasileira (PNE 2001-2024). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. esp. 1, p. 704-718, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13344/8998. Acesso em: 8 dez. 2021.
MEDEIROS, S. Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social: concepção e instituição. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 115-128, maio/ago. 2017. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3203/2938. Acesso em: 8 dez. 2021.
OLIVEIRA, D. A. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.
PINTO, J. M.; SOUZA, S. A. (Orgs.). Para onde vai o dinheiro? Caminhos de descaminhos do financiamento da educação. São Paulo: Xamã, 2014.
RIGOTTO, M. E.; SOUZA, N. J. Evolução da educação no Brasil, 1970-2003. Análise, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 351-375, ago./dez. 2005. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/face/article/view/278. Acesso em: 8 dez. 2021.
ROCHA, S. Pobreza no Brasil: o que mudou nos últimos 30 anos? Rio de Janeiro: Inae, 2004. 26 p. (Estudos e pesquisas, n. 83). Disponível em: https://www.inae.org.br/wp-content/uploads/2015/04/EP0083.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
ROCHA, S. Pobreza e indigência no Brasil: algumas evidências empíricas com base na PNAD 2004. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 265-299, maio/ago. 2006. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/469/465. Acesso em: 8 dez. 2021.
ROCHA, S. Pobreza no Brasil: a evolução de longo prazo (1970-2011). Rio de Janeiro: Inae, 2013. 51 p. (Estudos e pesquisas, n. 492). Pesquisa apresentada no XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013) O Brasil de Amanhã. Transformar Crise em Oportunidade, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://democraciapopular.org.br/storage/app/media/biblioteca/2015/Cesit%20-%20Ciclo%20de%20debates/texto-04-prof-marcelo-proni-pobreza-no-brasil-aevolucao-de-longo-prazo.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
SALVADOR, E. (Coord.). Privatização e mercantilização da educação básica no Brasil. Brasília: Universidade de Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, 2017. 296 p. Disponível em: https://www.cnte.org.br/images/stories/2017/livro_pesquisa_unb_cnte_final_web.pdf. Acesso em: 8 dez.
SANTOS, P. S. M. B. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SOUSA, S. Z. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a08v19n2.pdf. Acesso em: 8 dez. 2021.
STEIN, R. H. Condicionalidades dos programas de transferência de renda e compreensões dos cursistas EPDS no DF. In: PILATI, A. S. et al. (Orgs.). Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018): volume 1: reflexões. Brasília: Ed. UnB, 2020. p. 85-150. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/55/41/197-1. Acesso em: 8 dez. 2021.
VIEIRA, S. L.; FARIAS, I. M. S. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.
VIEIRA, S. L. Política educacional em tempos de transição (1985-1995). Brasília: Liber Livro, 2008.
YANNOULAS, S. C. Apresentação. In: YANNOULAS, S. C. (Coord.). Política educacional e pobreza: múltiplas abordagens para uma relação multideterminada. Brasília: Liber Livro, 2013. 280 p. Disponível em: http://www.tedis.unb.br/images/pdf/Obeduc_RelatorioFinalAtividades2013_Anexo12_Livro.pdf. Acesso em: 8 dez.
YANNOULAS, S. C.; PINHEIRO, G. F. A. A literatura científica sobre Educação, Pobreza e Desigualdade Social: duas décadas de produção acadêmica brasileira sobre EPDS. In: PILATI, A. S. et al. (Orgs.). Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018): volume 1: reflexões. Brasília: Ed. UnB, 2020. p. 180-231. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/55/41/197-1. Acesso em: 8 dez. 2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.