A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular: tensões de uma política inacabada
Resumo
O resgate de tensões ocorridas durante a formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente à educação infantil visa contribuir para o debate ainda em curso. Na introdução, apresentam-se as tensões e as dificuldades que constituíram, desde o início, o processo de elaboração da BNCC, juntamente com a metodologia do texto. Em seguida, problematiza-se o lugar da educação infantil no sistema educacional brasileiro. Posteriormente, discutem-se as complexas relações entre Estado e governo, políticas globais e locais. Por último, questionam-se as possibilidades de uma base ser geradora de processos curriculares diversos. Na conclusão, reflete-se sobre o que esteve e ainda está em disputa no processo de implementação da Base, especialmente na educação infantil (BNCC-EI).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
18-06-2019
Edição
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.