Orientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética no Programa Nacional do Livro Didático de 2007 a 2016: o que sugerem as coleções de alfabetização?
Resumo
Com o objetivo de verificar se as alterações no tempo de alfabetização implicaram mudanças nas propostas de avaliação para a escrita alfabética, foram analisados o Manual do Professor e o Livro do Aluno de duas coleções de alfabetização aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2007 a 2016. A
metodologia foi a análise temática de conteúdo. Os resultados indicaram que as coleções apresentam poucas contribuições ao professor quanto à avaliação da escrita alfabética, apesar de considerarem a avaliação como um processo de regulação da prática pedagógica. A conclusão indica que as poucas orientações sobre a forma de registro do processo avaliativo podem fomentar ações docentes que articulem ensino, aprendizagem e avaliação na perspectiva formativa e reguladora da avaliação, considerando os seguintes aspectos: elaboração de critérios avaliativos; utilização de instrumentos adequados; consideração dos erros e dos diversos conhecimentos apresentados pelos alunos; e intervenção junto aos alunos durante e após o processo de ensino.
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