O que pensam os orientadores de estudo sobre o processo formativo proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

Palavras-chave: formação continuada de professores; pacto social em educação; professor alfabetizador.

Resumo

O objetivo deste texto é explorar as percepções dos orientadores de estudo, representantes das redes municipais e estadual de educação de 141 municípios do estado de Mato Grosso, Brasil, sobre contribuições, impactos e mudanças em suas práticas pedagógicas, após terem participado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), de 2013 a 2015. A pesquisa ocorre na confluência de três importantes campos do conhecimento educacional: política educacional, formação de professores e alfabetização. Os dados foram obtidos de surveys realizadas anualmente, totalizando 809 respostas. Os resultados foram sistematizados em seis categorias que evidenciaram percepções favoráveis dos orientadores de estudo em
relação à formação continuada de alfabetizadores, destacando aspectos concernentes a contribuições, impactos e mudanças nas práticas pedagógicas, aliados aos princípios formativos, aos objetivos e ao processo de formação continuada realizada pelo Pnaic.

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Biografia do Autor

Cancionila Janzkovski Cardoso , UFMT

Cancionila Janzkovski Cardoso, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordena o grupo de
pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (Alfale), cadastrado no CNPq.

kjc@terra.com.br

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso

André Luís Janzkovski Cardoso, doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é professor de mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental e de Administração da Universidade Federal de
Rondonópolis (UFR).

cardoso9778@gmail.com

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Publicado
12-11-2020
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?