O que pensam os orientadores de estudo sobre o processo formativo proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?
Resumo
O objetivo deste texto é explorar as percepções dos orientadores de estudo, representantes das redes municipais e estadual de educação de 141 municípios do estado de Mato Grosso, Brasil, sobre contribuições, impactos e mudanças em suas práticas pedagógicas, após terem participado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), de 2013 a 2015. A pesquisa ocorre na confluência de três importantes campos do conhecimento educacional: política educacional, formação de professores e alfabetização. Os dados foram obtidos de surveys realizadas anualmente, totalizando 809 respostas. Os resultados foram sistematizados em seis categorias que evidenciaram percepções favoráveis dos orientadores de estudo em
relação à formação continuada de alfabetizadores, destacando aspectos concernentes a contribuições, impactos e mudanças nas práticas pedagógicas, aliados aos princípios formativos, aos objetivos e ao processo de formação continuada realizada pelo Pnaic.
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