Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Resumo
Neste artigo debatemos a pedagogia no ensino superior a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Consideramos, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspetivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2016
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.