Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência
Resumo
O texto problematiza a educação superior no contexto contemporâneo e condições que o afetam exigindo reflexões e mudanças. Explora o conceito de inovação e aborda a relação entre a pedagogia, a epistemologia e a cultura, assumindo a concepção de inovação como ruptura paradigmática. Registra a importância de tomar a democratização acadêmica numa perspectiva conceitual e curricular. Explora o contexto da educação superior e a emergência de mudanças nas práticas tradicionais de ensinar e aprender. Discute a relação ensino e pesquisa e os campos profissionais como interferentes nas pedagogias da educação superior. Aponta indicadores para e análise das práticas pedagógicas inovadoras e as repercussões nos saberes docentes. Infere sobre estratégias de formação dos professores universitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
29-12-2016
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
A aceitação do texto implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Inep.
A revista Em Aberto adota a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos textos da revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.