Trajetória escolar, aprendizagem e desigualdade no ensino fundamental no Brasil
Abstract
Este estudo apresenta análises exploratórias de dados longitudinais sobre a trajetória e a aprendizagem dos alunos brasileiros nos anos finais do ensino fundamental (EF), no período de 2011 a 2015. Acompanha o percurso escolar da coorte de discentes do 5º ano do EF que fizeram a Prova Brasil (PB) nesse período, classificando-os em dois grupos: o grupo de trajetória regular (alunos que chegaram ao 9º ano em 2015) e o grupo de trajetória irregular (aqueles que não se encontravam no 9º ano em 2015). Busca verificar se há diferença no perfil dos discentes que compõem os dois grupos, considerando características sociodemográficas e reprovação anterior ao 5º ano do EF. Analisa a distribuição dos alunos por níveis de proficiência das escalas de língua portuguesa (LP) e matemática (MT), comparando os dois grupos. Os resultados apontam que há diferenças no perfil dos alunos da coorte analisada que apresentam trajetória regular e irregular. Ademais, o desempenho médio na PB 2011 dos discentes com trajetória irregular é mais baixo que o dos com trajetória regular, sugerindo ainda que a proficiência prévia do aluno no 5º ano pode influenciar no desempenho escolar posterior. Apontam, também, associação entre o desempenho na PB 2011 e a trajetória regular do aluno, pois, à medida que aumenta o desempenho nos níveis de proficiência das escalas de LP e MT, amplia-se o percentual de alunos com trajetória regular. Esses resultados estão em consonância com literatura recente da área que constata que em sociedades desiguais, como a brasileira, o percurso escolar do estudante parece estar condicionado às características sociodemográficas e econômicas e ao seu nível de desempenho pregresso.
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