• Editoria Executiva

    • Joana Darc Ribeiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil, https://orcid.org/0000-0001-8165-8477
    • Patrícia Andréa Araújo Queiroz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
    • Rosa dos Anjos Oliveira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
    • Competências da Editoria Executiva

      1. Coordenar e participar da definição e revisão do foco, do escopo e da política editorial do periódico.
      2. Coordenar a gestão científica do periódico.
      3. Coordenar processos para captação de propostas de número temático para publicação.
      4. Avaliar a submissão de propostas.
      5. Avaliar a submissão de textos.
      6. Coordenar a avaliação por avaliadores ad hoc.
      7. Monitorar o processo de correções e ajustes dos textos.
      8. Preparar originais para produção editorial.
      9. Fazer a leitura dos originais após a produção editorial.
      10. Fazer a revisão gráfica dos textos.
      11. Publicar o periódico no Open Journal Systems (OJS).
      12. Elaborar, revisar e aprovar textos para divulgação do periódico no OJS, no site do Inep e nas redes sociais.
  • Comitê Editorial

    • Antonia Costa Andrade – Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá, Amapá, Brasil
    • Catarina Carneiro Gonçalves – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil
    • Gabriela Schneider – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-6346-2849
    • Guilherme Veiga Rios – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil
    • Shirleide Pereira da Silva Cruz – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil, https://orcid.org/0000-0002-4639-8400
    • Competências do Comitê Editorial

      1. Participar da definição da política editorial do Em Aberto.
      2. Participar da avaliação da qualidade do periódico e acompanhar sua periodicidade e regularidade.
      3. Avaliar as propostas de número temático apresentadas, com base nos critérios descritos nas diretrizes para submissão de propostas de número temático, e emitir parecer recomendando: aceitar, reformular ou rejeitar.
      4. Avaliar o conjunto dos textos e elaborar parecer final com base nos pareceres dos avaliadores ad hoc.
      5. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos relacionados com a produção do número temático, podendo requerer à Editoria Executiva informações sobre o processo, visando ao aperfeiçoamento do número temático.
      6. Comunicar à Editoria Executiva sempre que identificar algum tipo de conflito de interesse ou má conduta ética.
      7. Comunicar à Editoria Executiva os casos em que suspeitar de impedimentos éticos, de viés ou de impedimentos de outra ordem para avaliar artigos.
      8. Propor melhorias para o aprimoramento dos procedimentos adotados pelo periódico.
      9. Colaborar com os processos de disseminação e captação de trabalhos visando o fortalecimento do periódico como meio de divulgação científica.
      10. Participar das reuniões ordinárias da Editoria Executiva.
      11. Sugerir nomes ao Inep para compor o Conselho Editorial e o Comitê Editorial do periódico.
  • Conselho Editorial

    • Nacional:

    • Ana Maria Saul – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
    • Bernardete Angelina Gatti – Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil
    • Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
    • Cipriano Luckesi – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil
    • Clarissa Baeta Neves – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    • Delcele Mascarenhas Queiroz – Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, Bahia, Brasil
    • Guacira Lopes Louro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    • Edgar de Brito Lyra Netto – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ), Rio de Janeiro, Brasil
    • Jacira Helena do Valle Pereira Assis – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
    • Jader de Medeiros Britto – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
    • Janete Lins de Azevedo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil
    • Leda Scheibe – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
    • Luiz Carlos de Freitas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, São Paulo, Brasil
    • Maria Clara Di Pierro – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
    • Marta Kohl de Oliveira – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
    • Miguel Arroyo – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
    • Nilda Alves – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
    • Petronilha Beatriz Gonçalves Silva – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, São Paulo, Brasil
    • Rosa Helena Dias da Silva – Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus, Amazonas, Brasil
    • Rosângela Tenório Carvalho – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil
    • Internacional:

    • Almerindo Janela Afonso – Universidade do Minho – Minho, Braga, Portugal
    • Carlos Alberto Torres – University of California – Los Angeles (UCLA), EUA
    • Carlos Pérez Rasetti – Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
    • Domingos Fernandes – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
    • Guiselle M. Garbanzo Vargas – Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica
    • Izabel Galvão – Universidade de Paris 13, Paris, França
    • Margarita Poggi – Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación – IIPE/Unesco, Buenos Aires 
    • Competências do Conselho Editorial

      1. Emitir parecer avaliativo sobre matéria técnica e científica relacionada ao mérito científico de artigos, resenhas e demais textos em processo de avaliação para possível publicação, sempre que acionado pelas Editorias.
      2. Emitir parecer avaliativo sobre matéria técnica e científica relacionada ao mérito científico de artigos, resenhas e demais textos em processo de avaliação para possível publicação, sempre que acionado pelas Editorias.
      3. Identificar e comunicar às Editorias eventuais questões éticas ou contestação de informações veiculadas nas revistas, que porventura cheguem a seu conhecimento.
      4. Sugerir estratégias para melhoria do impacto acadêmico e social e da indexação das revistas em bibliotecas de periódicos.
      5. Propor melhorias nos instrumentos de avaliação.
      6. Propor melhorias à política editorial das revistas. 
      7. Solicitar informações às Editorias com finalidade propositiva ou de acompanhamento dos processos editoriais.
      8. Auxiliar na captação de artigos científicos, considerando aspectos de escopo, regionalidade, idioma ou outros demandados pelas Editorias.
      9. Propor seções temáticas e dossiês (no caso da revista Em Aberto) a serem publicados. 
      10. Contribuir com as questões que lhe forem submetidas pelas Editorias ou por qualquer um dos membros deste conselho.
      11. Apresentar anualmente relatório das atividades realizadas que contemple propostas de melhorias aos processos e fluxos das revistas.
  • Chefia de Divisão de Periódicos