Tecnologias digitais e o ensino de triângulos: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
O ensino de geometria tem passado por mudanças ao longo do tempo, principalmente com a inserção das tecnologias digitais na educação. O objetivo deste estudo é identificar e descrever como o ensino de triângulos envolvendo as tecnologias digitais e os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se em pesquisas científicas. Para isso, recorre-se a uma revisão sistemática de literatura composta por dez artigos científicos selecionados nas bases de dados Scielo, Eric, Scopus, Web of Science e Latindex. Com suporte em análises verticais e horizontais, os resultados indicam uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas sobre o ensino de triângulos com tecnologias digitais, além da ênfase dada às habilidades técnicas nos softwares de geometria dinâmica, como em construções elementares, ao invés da valorização das potencialidades e das especificidades oportunizadas pelos recursos digitais. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento profissional docente, apresentando práticas já realizadas, ao indicar integrações com os objetos de conhecimento da BNCC e ao conscientizar os professores sobre as limitações e os desafios no ensino de geometria com tecnologias digitais.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.