Entre histórias incorporadas e reificadas: estudo comparado de textos/documentos curriculares locais (2018 e 2019)
Resumo
Neste artigo, apreendemos e comparamos a existência de histórias incorporadas/individuais ou reificadas/coletivas (Silva, 2021) em textos/documentos curriculares locais, na região Centro-Oeste, especificamente aqueles das redes estaduais de ensino de Mato Grosso do Sul (2019) e Mato Grosso (2018a, 2018b) para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas publicações ocorreram após a homologação da Base Nacional Comum Curricular e indiciam, nas prescrições delineadas na parte diversificada, significações no contexto da produção de texto. Para as análises, orientamo-nos (praxiologicamente) não apenas sobre o sistema de relações curriculares objetivas, mas também sobre as relações dialéticas e as disposições estruturadas acerca das relações regionalizadas/municipalizadas entre a educação, a escola, a cultura e a sociedade. Dessa forma, partimos do pressuposto de que, na condição relacional, os currículos se aproximam de esquemas normativos, para os quais os agentes não obedecem às regras (permanência das histórias reificadas) sem elaborar suas estratégias (illusio de histórias incorporadas).
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.