Satisfação com a profissão docente: reflexões iniciais com base nos questionários do Saeb 2019
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de bases nacionais, em que medida as características profissionais, territoriais e dos sistemas de ensino se correlacionam à satisfação docente. Para tanto, analisamos dados levantados pelo questionário dos professores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019, cotejando as estatísticas – obtidas pela regressão logística binária – com os resultados de outros estudos sobre o tema. Diversas pesquisas apontam que a insatisfação profissional está relacionada ao mal-estar docente e à síndrome de Burnout, realidade que afeta, além da pessoa do professor, a própria qualidade da educação. Dada a relevância do tema, cresce o número de trabalhos que investigam os fatores que podem impactar a satisfação docente. No entanto, revisões sistemáticas detectam poucas pesquisas a respeito das características discutidas neste artigo e, quando tratam desses aspectos, elas não utilizam dados de abrangência nacional. Apesar de se mostrarem inconclusivos no tocante às características dos sistemas de ensino, os resultados obtidos demonstram que as características profissionais e territoriais são determinantes para a satisfação docente.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.