Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19
Resumo
Neste artigo, objetiva-se explorar as ações adotadas por universidades federais do Centro-Oeste brasileiro, para a permanência de estudantes com deficiência durante a pandemia de covid-19. Com uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, o estudo obteve, por conveniência, quatro amostras analíticas, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro participantes vinculados aos núcleos/setores dessas universidades. Por meio de análise temática, foram constituídos quatro eixos analíticos: financiamento; acessibilidade tecnológica; suporte pedagógico e psicológico; e desafios durante e após a pandemia. Os resultados mostraram dificuldades e esforços das universidades com os três primeiros fatores. Os desafios durante e pós-pandemia dizem respeito à conectividade com a internet, ao isolamento social e pedagógico, às práticas educativas inclusivas, ao retorno das atividades presenciais e ao enfrentamento de barreiras atitudinais.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.