Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19

Palavras-chave: pessoa com deficiência; educação superior; educação inclusiva

Resumo

Neste artigo, objetiva-se explorar as ações adotadas por universidades federais do Centro-Oeste brasileiro, para a permanência de estudantes com deficiência durante a pandemia de covid-19. Com uma abordagem qualitativa, de viés exploratório, o estudo obteve, por conveniência, quatro amostras analíticas, mediante entrevistas semiestruturadas com quatro participantes vinculados aos núcleos/setores dessas universidades. Por meio de análise temática, foram constituídos quatro eixos analíticos: financiamento; acessibilidade tecnológica; suporte pedagógico e psicológico; e desafios durante e após a pandemia. Os resultados mostraram dificuldades e esforços das universidades com os três primeiros fatores. Os desafios durante e pós-pandemia dizem respeito à conectividade com a internet, ao isolamento social e pedagógico, às práticas educativas inclusivas, ao retorno das atividades presenciais e ao enfrentamento de barreiras atitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hevelym Silva de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Publicado
23-06-2023
Como Citar
SILVA DE OLIVEIRA, H.; SHOITI NOZU, W. C.; SANTOS REBELO, A. Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5451, 23 jun. 2023.
Seção
Estudos